segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lembrete das urnas

O que nos diz o resultado do 2º turno? Os partidos, políticos e militantes que apoiaram o governo e a oposição já devem ter feito esta reflexão algumas dezenas de vezes - uma pergunta que nos inclui, enquanto eleitores. O que as urnas nos dizem? Não foi uma goleada, não, não foi. Dilma não levou esta com uma margem larga de vantagem, mas Serra ficou em franca desvantagem nas regiões Norte e Nordeste. Em Minas, onde, supostamente, ele diminuiria bastante a diferença de votos da Dilma, não foi bem assim, nem contando com a força do Aécio.

As razões certamente são muitas para esse resultado, mas talvez o recado das urnas anuncie uma fase de afirmação da nossa jovem democracia, uma menina, embora marcada pelos mesmos vícios de sempre na política. Talvez, agora, estejamos mais calejados e também cansados do conforto do hábito de não saber de política nem se interessar por ela. Pode ser que sim... E também pode ser que parte da nossa história política tenha começado a fazer sentido.

A internet, nestas eleições, foi usada como meio de se fazer política à moda antiga. Por ser um território supostamente sem lei? Uma terra de ninguém, com acesso permitido a todos, independentemente de classe, cor, sexo? A casa-da-mãe-joana? Nela qualquer um pode entrar e se comunicar. Por isso, supostamente, qualquer um pode plantar falsas informações, caluniar e difamar. E por ser um território sem lei, calúnia deixa de ser calúnia; difamação deixa de ser difamação? Por ser uma terra de ninguém, supostamente, a comunicação é feita por ninguém, portanto, a informação não tem credibilidade alguma e assim o que é falso não é falso, o que é verdadeiro não é verdadeiro e informações falsas podem se tornar verdades absolutas.

Ah, não foi assim. O uso equivocado da internet nos mostrou que a democracia não é um desejo virtual, mas uma vontade do povo, de gente que tem cara, feita de carne e osso, como eu e você: gente como a gente. Talvez seja este o primeiro recado das urnas. Outros virão. Todavia, a história não perdoa.

Viviane Campos Moreira.
Postado em Balaio da Vivi.

6 comentários:

  1. Vivi que post real.
    Penso assim como você.
    Virão sim , outros recados nas urnas.
    Parabéns.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. As urnas disseram que o povo brasileiro elegeu não um presidente mas a continuidade de um governo. Infelizmente nosso atual presidente escolheu alguém com pouca experiência para sucedê-lo. Já começei a rezar para que ela faça pouca besteira.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Grata Ian e Xeros pelos comentários. Parece que nem todos estão conseguindo postar comentários aqui. Quem não conseguir, pode mandar por e-mail que transferirei pra cá.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Transferido pra cá o comentário do Zezito, recebido por e-mail.
    "Pois é, que vença a melhor, mesmo usando a máquina estatal e sendo apadrinhada pelo Lula. Venceu a melhor!
    Agora, fica pra daqui a 4 anos as respostas para algumas questões:
    1- Quem e por que Celso Daniel foi morto?
    2- Quem pediu a Erenice Guerra pra desviar dinheiro público?
    3- Por que a Dilma, que dividia a mesma sala com ela(Erenice Guerra) não sabia das falcatruas?
    4- O mensalão?
    5- Os dólares na cueca?
    6- E a quebra de sigilo fiscal?
    7- E o Lulinha?
    8- Por que o STM não liberou a ficha criminal de Dilma? Será que ela estava com a ficha suja?
    9- Por que somente agora os "mensaleiros" serão julgados no STJ? Será por que Lula emplaca mais um ministro lá?
    10- Por que o PT evita tanto a imprensa?
    São tantas as questões que fica até difícil lembrá-las.
    A democracia ainda é muito jovem no País e o PT não a conhece muito bem.
    Aos amigos tudo, aos inimigos a lei!
    VIVA ODETE ROITMAN, POIS SEU CRIME FOI ESCLARECIDO, ENQUANTO O CRIME DOS NOSSOS POLÍTICOS FICAM E FICARÃO ACOBERTADOS.
    FORA SERRA! O PSDB PAULISTA PERDEU! O POVO NÃO QUER CAFÉ REQUENTADO!
    Vamos ao trabalho, e boa sorte para a Dilma.
    Um beijo,
    Zezito."

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi. Bom dia! Penso que o "povo", literalmente, mostrou que está satisfeito com o Governo atual e votou na continuidade de um Governo onde as falcatruas vieram à tona. Na minha humilde opinião, o "vir à tona" é fruto de um processo de limpeza pelo qual o Brasil está passando. Os mensalões, as negociatas sempre existiram, mas hoje aparecem. Estamos caminhando para uma nova era onde não será mais tão fácil enganar o povo. Votei em Dilma por, particularmente, estar satisfeito com o Governo Lula.

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim fiquei livre dessas brincadeiras... "Serra, serra, serrador, serra a Dilma por favor!" ou de dicas em tom caricatural e pejorativo sobre como passar batom igual ao da Dilma e arrebitar o nariz pra ficar parecida com ela, menosprezando a aparência dela e... outras coisas mais. É incrível como as pessoas se ocupam com a baixaria em vez de se preocurem com o importante: a governabilidade e assim tentar ajudar com crÍticas, ou fazendo oposição saudável, para o bem da Pátria. Será que alguém se preocupa com isso? Ou só se importam com os próprios interesses? Força Dilma! Siga em frente! Deixe os cachorros latirem. Au, au! Hedwiges.

    ResponderExcluir