sábado, 13 de novembro de 2010

Enem 2010: valendo...

Estudantes comemoraram ontem o fim da suspensão do Enem 2010. O MEC também.

O desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região* derrubou a liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará que, como efeito, suspendeu o Enem 2010 na segunda-feira passada. Gurgel de Faria aceitou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), a pedido do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o desembargador, "o transtorno para os estudantes e prejuízo para os cofres públicos - calculado em R$ 180 milhões -, caso nova avaliação fosse aplicada a todos os candidatos, não justificaria a paralisação do processo seletivo. Isso porque as falhas nas provas comprometeram um universo de apenas 0,05% dos que fizeram o exame nos cadernos de cor amarela com questões duplicadas, e a alteração no cronograma do Enem atrapalharia vestibulares de diversas instituições."

Com a queda da liminar, o gabarito das provas pode ser divulgado e ficou valendo a determinação para que cerca de 2 mil candidatos da prova amarela, com questões repetidas, refaçam o exame, e os prejudicados pelos erros nos cabeçalhos da folha de respostas poderão pedir correção especial.

Segundo a notícia, o "MEC estimava que 10% dos 3,3 milhões de alunos não teriam conseguido trocar os cadernos com problemas. Mas os dados levantados até agora mostram que o número é bem menor. Até o momento menos de 200 ocorrências foram identificadas, em cinco estados: Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará anunciaram que vão recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região.

*Fonte: Estado de Minas, Caderno Gerais, p. 21.

Mais: Gabarito Enem 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário