quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Filtro solar sempre!

Dia 27 de novembro é o dia da campanha nacional contra o câncer de pele. Câncer que atinge um número cada vez maior de brasileiros. Há estimativas de 8.730 novos casos da doença em Minas*, quase 24 por dia, e de 119.780 no País, de acordo com a projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa do Inca engloba os 3 tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, que corresponde a 70% dos tumores; o carcinoma espinocelular, o segundo mais comum: 25% dos casos; e o melanoma, o menos frequente, porém, mais grave.

*Fonte: Estado de Minas, Caderno Gerais, p. 23, 18/9/10.

* * *

Como descobrir o câncer de pele?

Observe sempre sua pele, sobretudo a partir dos 35 anos de idade. Veja se há alguma "novidade": uma feridinha que não cicatriza, uma verruga com aspecto estranho, uma pinta com cor e contornos modificados. Não entre em pânico, e vá ao dermatologista para ele fazer uma avaliação. Na hipótese de carcinoma basocelular, há tratamentos menos invasivos que podem até dispensar cirurgia, como a terapia fotodinâmica - um tratamento rápido, com luz vermelha e sessão que dura de 10 a 15 minutos. Umas 3 horas antes da sessão, aplica-se sobre a lesão uma pomada e faz-se um curativo. Após as 3 horas, o paciente é submetido à sessão de luz vermelha e, sob o seu efeito, o medicamento "frita" as células cancerosas. Não há incômodo na maioria dos casos; só um calor suportável. A vantagem da terapia fotodinâmica é que há cura, sem precisar de cirurgia pra remover o tumor. A desvantagem é o custo, ainda é um tratamento caro e os planos de saúde não o cobrem. Em Belo Horizonte, há clínicas de dermatologia que oferecem o tratamento com preços a partir de R$ 400,00 a sessão.

A melhor forma de se proteger?

Use e abuse do filtro solar em todas as fases da vida.

Mais: Campanha 2010

OBS.: para acessar o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, clique no link acima, sob Campanha 2010. No portal, há um link que dá acesso à relação dos postos de atendimento nas cidades que participarão da campanha.

3 comentários:

  1. Vivi, muito importante esse assunto.
    Que todos tenham consciência e usem protetor solar mesmo em dias nublados.
    Grande post.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Legal, Xeros!
    Todos devemos usar filtro solar desde miudinhos. Lembrando, claro, que os bebês e crianças precisam ser educados a usar filtro solar. Acho muito bacana essa campanha. São 11 anos de campanha contra o câncer de pele! Acessando o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia - clicando no post em Campanha 2010 - há um link com a relação dos postos de atendimento nas cidades de vários estados que participarão da campanha. Vale dar uma olhadinha...

    ResponderExcluir
  3. Um reparo: as crianças precisam ser educadas a usar filtro solar pq o câncer de pele decorre do excesso de sol na infância, adolescência... Os bebês, claro, devem ser protegidos. Hj há bonés, chapéus, com proteção solar. Antes não havia tantos produtos disponíveis com filtro solar: maquiagem... Proteger-se hj ficou mais fácil. Bjoca.

    ResponderExcluir