sábado, 18 de setembro de 2010

Brasileiras na rota da exploração sexual

É o que diz o relatório da ONU* Tráfico de Pessoas para a Europa para Fins de Exploração Sexual. Cada vez mais, brasileiras são traficadas no mercado da exploração sexual da Europa Ocidental. Elas são destinadas para Espanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Alemanha, Áustria e Suíça. Nas estatísticas relativas à origem das mulheres traficadas, 32% vêm dos Balcãs; 19% dos países da antiga União Soviética; 13% da América do Sul; 7% da Europa Central; 5% da África e 3% do Leste Asiático.

Segundo estimativas da ONU, há "140 mil mulheres vítimas do tráfico, traficadas em condição de servidão e juntas fazendo cerca de 50 milhões de programas sexuais por ano, a um valor médio de 50 euros cada, gerando lucro anual de 2,5 bilhões de euros - R$ 5,5 bilhões."

Por ano, são feitas 70 mil novas vítimas do crime organizado para exploração sexual. Propostas falsas de trabalho e benefícios são usadas para aliciar novas vítimas.

*Fonte: revista Planeta, edição 455 - agosto 2010, p. 78.

* * *

Um recorte em preto e branco da realidade de milhares de mulheres ainda reféns da "condição" feminina. Quais respostas o direito pode dar às questões de ordem sexual? A regulamentação da prostituição bastaria? Ou sempre algo de ordem sexual desafiará o direito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário