segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cartilha sobre Bullying

Judiciário e escolas unidos no combate ao bullying*. A cartilha foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). São 16 páginas com orientações destinadas a pais, alunos e professores. Serão distribuídos 46 mil exemplares a escolas públicas e particulares e órgãos da Justiça em todo o País.

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva (Mentes Inquietas; Mentes perigosas; Bullying:mentes perigosas nas escolas) é autora do texto da cartilha. Ela traça os perfis das vítimas e dos agressores (os bullies).

De acordo com a cartilha, o bullying pode começar em casa com a falta de uma boa educação. Em outras palavras, com a falta de limites. É preciso saber ensinar ao filho sobretudo o que é brincadeira e o que não é. Esta é mesmo uma questão que envolve os pais.

*Fonte: Estado de Minas, Gerais, p. 21, 25/10/2010.

Cartilha Bullying 2010: acesse.


* * *

O bullying também foi objeto de campanha nos EUA. Obama participou de um vídeo que orienta as vítimas de bullying a procurar ajuda, pra que elas não se isolem ainda mais; o que tem provocado baixo rendimento escolar. Entre as vítimas de bullying, destacam-se os gays.

Mais sobre bullying: aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário