terça-feira, 24 de agosto de 2010

A história de cada um


Foto: Geraldo Magela.

Certa vez ouvi a escritora Nélida Piñon, numa palestra do Sempre um Papo, dizer que "a narrativa não está fora da vida". A personagem do filme Ao entardecer, interpretada por Vanessa Redgrave, também nos mostra a importância da narrativa. Mais do que isso, a personagem nos encoraja a assumir a posição do narrador. Usar a palavra, imagem, gesto, o silêncio pra narrar a própria história. Não transferir esta função ao outro que também contará a nossa história. Quando não estivermos mais aqui, ou enquanto não assumirmos o lugar de narrador, o outro se torna o narrador da nossa história. Aquela que eu sou para mim, para o outro, será uma outra de mim. Quanto a isso, nada podemos fazer. Ironicamente, o personagem Franz de "A insustentável leveza do ser" (Milan Kundera), quando conseguiu se deslocar para o lugar de narrador, não teve mais tempo pra exercer a titularidade da própria narrativa. A história dele acabou sendo contada pela ex-mulher que não chegou a conhecer o Franz que se foi. Já o personagem Eulálio de "Leite derramado"(Chico Buarque) até quando delira não abandona sua narrativa nem a Matilde da sua memória.

O professor do filme Entre os muros da escola desperta os alunos para o sentido da narrativa. Propõe a cada um deles - em uma sala de aula marcada pela diferença - que conte a sua história. Assim, ele nos lembra de que devemos encarar o exercício da narrativa.

Vídeo: Trailer Entre os muros da escola

OBS.: para acessar o vídeo, clique no link acima, sob Trailer Entre os muros da escola.

4 comentários:

  1. Bom dia Vivi!
    Estou vindo do Amálgama e acabei de ler seu artigo lá.
    A proposta aqui é mesmo excelente!
    Parabéns!
    Xeros.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Xeros!
    Grata pela visita, pelo comentário. Volte sempre...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vivi fiquei tão feliz, tão feliz com sua visita no Misturação que voltei prá te seguir.
    Obrigada por todo carinho que você disse lá.
    Xerosss

    ResponderExcluir
  4. Xeros, eu que agradeço a sua visita, o comentário que vc fez no Amálgama. E o comentário que eu fiz no seu blog foi mesmo o que eu achei. Imagino as cores do Recife,de Olinda... Imagino as pessoas de lá cheias de vida, alegres, simpáticas e felizes! Volte sempre, sim?

    ResponderExcluir