sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tarsila e os modernistas

HOJE é o último dia da exposição Tarsila e o Brasil dos Modernistas que reúne várias obras, com técnicas diversas – óleo, guache, aquarela, nanquim, pastel, carvão - em desenhos, telas, esculturas, entre outros, representando “paisagens, tradições e tipos brasileiros”.

A exposição conta com obras de Tarsila do Amaral e de Portinari, Ismael Nery, Oswaldo Goeldi, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Guignard, Cícero Dias, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro e Victor Brecheret. E tem como curadora, Regina Teixeira de Barros.

Interessante o contraponto entre a representação do Brasil nas obras de Tarsila do Amaral e nas de Flávio de Carvalho, Oswaldo Goeldi, Cícero Dias e Di Cavalcanti. Nas obras de Oswaldo Goeldi, o Rio é representado de uma forma sombria – com personagens solitários e assombrados pela morte. Em contraste com o “verde cantante” da Tarsila, outras cores representam um outro Brasil.


Casa Fiat de Cultura - Belvedere (BH/MG)
Informações: (31) 3289 - 8900
Horário: das 10h às 21h
Site: www.casafiatdecultura.com.br

Catálogo da exposição no site da Casa Fiat: aqui



* * *



Na Flip deste ano, o modernista Oswald de Andrade foi o homenageado e, em 2012, a Semana de Arte Moderna completará 90 anos.

3 comentários:

  1. Ah Vivi, nunca fui numa exposição de Tarsila,,, sou louca pra ter essa oportunidade!!!
    Um ótimo final de semana para você e os seus, viu?
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Xeros!

    Pois é! Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de ver as obras dela que são mesmo deslumbrantes! E há tbm outras obras deslumbrantes. Foi a primeira vez que eu VI, por exemplo, o famoso "Cinco moças de Guaratinguetá" de Di Cavalcanti. E tbm, a primeira vez que eu vi "Floresta tropical" de Guignard - impressionante pela beleza. E tbm "Fauna e flora" de Portinari - maravilhoso!
    Uma bela exposição esta!

    Não sei se o site da Casa Fiat disponibilizou algumas imagens...

    Pra vc e os seus, Xeros, tbm um belo fim de semana!

    Bjoca.

    ResponderExcluir
  3. Sim, o catálogo da exposição encontra-se no site da Casa Fiat: http://www.casafiatdecultura.com.br/admin/catalogos/Cat_Tarsila_CFC.pdf

    ResponderExcluir