quarta-feira, 6 de julho de 2011

Flip 2011

Começou HOJE a 9ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - que tem como homenageado o modernista Oswald de Andrade. Segundo o curador da Flip 2011, o jornalista Manuel da Costa Pinto, a homenagem a Oswald "veio a calhar", pois, em 2012, a Semana de Arte Moderna (1922) completará 90 anos, e sua obra poderá ficar mais conhecida, com as homenagens da Flip - teatro, shows e debates.

Na programação oficial, Antonio Candido e José Miguel Wisnik participam da conferência de abertura da Flip, discorrendo sobre a obra de Oswald de Andrade. Na sexta-feira, Ignácio de Loyola Brandão e Contardo Calligaris participam do debate "Ficções da crônica" na Mesa 8, com mediação de Cadão Volpato. E, no sábado, João Ubaldo Ribeiro, pela primeira vez na Flip, participa do debate "Alegorias da ilha Brasil" na Mesa 13, com mediação de Rodrigo Lacerda. Além da Flip, também há a Flipinha, para o público infantil, e a FlipZona, para adolescentes.

Para o jornalista Sérgio Rodrigues (blog Todoprosa) "há indícios de amadurecimento em pelo menos uma das atrações que ocorrerão no entorno da Tenda dos Autores: as duas conferências do projeto Brazilian Publishers, na noite de quinta-feira, em que editores e agentes literários nativos e estrangeiros discutirão diante da plateia da Casa da Cultura modos de divulgar a quase secreta literatura brasileira no exterior".

Na programação paralela, eventos interessantes: palestras, bate-papos... O Clube dos Autores está cobrindo a Flip 2011 e participando, paralelamente, com uma programação muito interessante, sobretudo para autores independentes.



* * *


Mais: abertura da Flip 2011 por Sérgio Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário