quinta-feira, 14 de julho de 2011

Na onda do Rio

Minas adere às blitzes do Rio.

Em BH - "a capital dos botecos" - a eficácia da Lei Seca tem sido bastante criticada. "O governo do estado marcou para HOJE*, o início de uma campanha permanente que promete seguir o rigoroso modelo adotado no Rio de Janeiro. O motorista que apresentar sinais de embriaguez terá a carteira de habilitação cassada por um ano e poderá responder a processo criminal.

As blitzes da campanha, batizada de Sou pela vida, dirijo sem bebida, vão ocorrer sempre de quinta a sábado em pontos "supresa" que tenham grande concentração de bares, boates e restaurantes, como os bairros de Lourdes e Sion, na Região Centro-Sul da capital, e a Avenida Raja Gabaglia. As entradas da cidade, corredores viários e pontos com grande ocorrência de acidentes e mortes no trânsito também vão receber as equipes da Lei Seca, que vão se movimentar e trocar de ruas durante a noite e na madrugada. (...)

Um dos desafios da nova campanha é resgatar a credibilidade da Lei Seca que em 3 anos apresentou resultados pouco expressivos em Minas. O estado ocupava até o ano passado uma das últimas posições no ranking do Ministério da Saúde de redução de mortes no trânsito. Segundo o relatório divulgado em 2010, houve redução de 4,2% das vítimas de trânsito no estado mineiro - de 3.781, antes da lei, para 3.621 depois que ela entrou en vigor. Minas atingiu índice 7,7 vezes menor que o do primeiro colocado, o Rio de Janeiro, que registrou queda de 32%."


*Fonte: Estado de Minas - Gerais, p.21 de 8/7/2011.


* * *


Mais: Temporão, a Lei Seca e o pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário