segunda-feira, 28 de março de 2011

A reinvenção do amor - Malvine Zalcberg

Em maio, no Rio, na Casa do Saber, curso com a psicanalista Malvine Zalcberg.


“O amor é para ser reinventado, o sabemos”, escreveu o poeta Arthur Rimbaud em 1873.O fato de as mulheres terem adquirido, a partir do século XX, maior independência pessoal, econômica e sexual contribuiu, entre outros fatores, para que grande parte das relações entre os sexos se tornasse frágil e transitória. Sentimentos de depressão e solidão cada vez mais frequentes, de um lado, e queixas de homens e mulheres por não encontrarem parceiros dispostos a relações duradouras e sólidas, de outro, são indícios da necessidade de se repensar a inscrição do amor na vida do sujeito contemporâneo.

Início 3 de maio • Terças-feiras, às 20h • 4 aulas • R$ 160 + 1 parcela de R$ 200


3 DE MAIO 1. EM DEFESA DO AMOR

O amor deve ser reinventado e defendido, porque está ameaçado. Uma das ameaças decorre do fato de os sujeitos estarem em busca de um amor sem riscos. Outra ameaça provém da circunstância de os sujeitos não atribuírem fundamental importância à dimensão do amor em suas vidas. O amor deve voltar a inscrever-se no risco e na aventura, na experiência autêntica e profunda da alteridade pela qual o amor é tecido. “O amor será sempre o amor” (Gilles Lipovetsky, 1997).


10 DE MAIO 2. A ARTE ANTECIPANDO TENDÊNCIAS E CORRENTES

A retomada expressiva de filmes, livros e peças de teatro com temáticas de relacionamentos amorosos revela como a busca por novas formas de amar se expressa no imaginário de nosso tempo. O que teria inspirado Godard, em "O elogio do amor" (2001), a falar dos quatro tempos do amor – em que, após a união, a paixão e a separação, haveria a reconciliação –, se não estivesse implícita a ideia de uma aspiração à continuidade e à permanência de laços afetivos?


17 DE MAIO 3. FILÓSOFOS MODERNOS MILITAM PELO AMOR

Platão já havia estabelecido o vínculo particular entre amor e verdade. A Filosofia retoma essa ideia, debatendo a forma como o amor constitui uma experiência que tem algo de universal. O universal no amor é a construção de uma verdade sobre o ser Dois e não Um. “O amor é a verdade da diferença como tal” (Alain Badiou, 2009).


24 DE MAIO 4. OS NÓS DO AMOR

A Psicanálise ressalta a importância do amor para suprir a relação sexual que, no sentido de complementaridade, não existe entre os sexos. Homens e mulheres são seres que não falam a mesma língua e são destinados ao desencontro. O que permite a relação entre os sexos é a contingência dos encontros amorosos. O amor é essa confiança atribuída ao acaso. “Do amor se fala!... Talvez ele não seja mais do que um dizer... um jogo do qual as regras não são conhecidas.” (Lacan, 1975)



Malvine Zalcberg

Psicanalista e doutora em Psicanálise pela PUC-Rio. Na qualidade de professora adjunta da Uerj exerceu, por 25 anos, atividades de coordenação, ensino e pesquisa no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto e no Instituto de Psicologia. É autora de livros como "A relação mãe e filha" e "Amor paixão feminina".


Informações: inforio@casadosaber.com.br.
Site: www.casadosaber.com.br.
Tel.: (21) 2227 2237.
End.: Av. Epitácio Pessoa, 1.164 - Lagoa - Rio de Janeiro.


Mais: A trama do amor entre o homem e a mulher; A mágica do amor na conferência de Malvine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário