sexta-feira, 23 de maio de 2014

Feitos de carne

Maxim Gorki Theater Berlin
 
O espetáculo  Draußen do grupo alemão Maxim Gorki Theater Berlin que se apresentou ontem no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT- BH), no Teatro Francisco Nunes, trouxe reflexões muito interessantes sobre a atualidade. Entre elas: 

Que ordem é essa? 
Estaríamos todos vivendo numa ordem do foco que estabelece uma forma de viver e de "se dar bem" e a funcionalidade faria esta roda da ordem do foco girar.

Que corpo as mulheres têm hoje?
As mulheres estaríamos inseridas num ordenamento em busca de um corpo ideal  (dietas, malhação etc.) talvez porque não estejamos dando conta de dizer não à patrulha da boa forma. Haveria, no entanto, um outro lugar para a mulher ser ela mesma, fora e além de tantos padrões? Ou ela terá que se indignar muito para conseguir se tornar uma mulher fora de padrões?

O que as mães têm deixado para as filhas?
Será que as mães têm conseguido, como mulheres, deixar um outro tipo de ordenamento para as filhas? O que as mães têm deixado para as filhas, em termos de construção de uma subjetividade para além dos padrões?

Por onde anda o sentimento?
Os relacionamentos que vêm e vão cada vez mais rápido. As trepadas e mais trepadas logo, logo esquecidas. O sexo que, apesar das mudanças provenientes da conquista da liberdade sexual, continua sendo sexo e como tal permanece misterioso, um quarto escuro sobre o qual não sabemos dizer. As conversas que não chegam a ser conversas, mas mensagens trocadas  no celular (SMS). A falta de interesse em lidar com o sentimento.

Todas estas e outras questões que podem até nos levar a crer que o nosso problema é que somos feitos de carne!

*

Texto: Sibylle Berg
Direção: Sebastian Nübling
Com Nora Abdel-Maksoud, Suna Gürler, Rahel Jankowski e Cynthia Micas 

Mais: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário