domingo, 2 de junho de 2013

"Passeio virtual" - Fotolivros (IMS/RJ)

A exposição "Fotolivros latino-americanos", no Instituto Moreira Sales (IMS), no Rio de Janeiro, pode ser vista pela internet, graças ao fotógrafo Marcos Dantas que registrou a exposição em 360 graus.

Por que os fotolivros são interessantes e despertam curiosidade?

Segundo Horacio Fernández (curador da exposição), "um fotolivro é uma publicação constituída por fotografias organizadas como conjuntos de imagens que lidam com questões complexas. É o meio utilizado pelos principais fotógrafos na produção de suas melhores obras, um modelo de eficácia comprovada para apresentar, comunicar e interpretar fotos.

A exposição apresenta uma seleção de fotolivros, acompanhados de fotografias e provas de projeto gráfico, já que todo fotolivro também traz textos e outros materiais visuais. A mostra "Fotolivros latino-americanos" tem como ponto de partida uma pesquisa de quatro anos realizada nas duas margens do oceano Atlântico, que resultou no livro homônimo, editado pelo curador da exposição e publicado por Aperture/Fundación Televisa, Cosac Naify, Editorial RM e Images en Monoeuvres, em 2011. Trata-se de uma antologia de 150 fotolivros publicados entre 1921 e 2009 em vários países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Peru e Venezuela."

Na seção "Fotografia e Literatura" (1960/1970), há um fotolivro de Fernán Meza (designer do livro) com poesia de Nicanor Parra - "Versos de Salão" (1970). Na projeção, a imagem do poeta chileno emerge, desaparece, desintegra-se e ressurge novamente entre as páginas do fotolivro que mescla ludicamente poesia e imagem.

Para passear virtualmente pela galeria do IMS (RJ), acesse aqui.

***

Um ótimo passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário