sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A sexualidade brasileira, por Mary del Priore

"O Sempre Um Papo e a Casa Fiat de Cultura recebem a historiadora e escritora Mary Del Priore no seminário Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta-feira, de 19h30 às 22h. A entrada é franca, e as reservas podem ser feitas pelo email inscricao@sempreumpapo.com.br. Na oportunidade, o livro Histórias Íntimas será lançado e, aos participantes, será vendido a preço promocional.

Conteúdo:

Neste seminário, a historiadora vai mostrar como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje. Mary del Priore fala de nudez e pudor, hábitos de higiene, afrodisíacos, crendices, homossexualidade, prostituição, o surgimento da lingerie, a popularização do biquíni, remédios caseiros para aborto, bailes de Carnaval e a revolução sexual. A partir de uma vasta pesquisa histórica sobre estes e outros temas, Mary del Priore traça a trajetória do sexo no Brasil.

Do bordel ao motel, da fotografia à tela do computador, da "pederose" à pedofilia, da perseguição ao antifísico à homofobia, do corpo coberto ao nu: como passamos de um mundo em que quase tudo era proibido, mesmo entre quatro paredes, e chegamos a este em que não se proíbe quase nada, até em público. Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham que se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque "a concentração de calor na região lombar" excitava os órgãos sexuais, afirma a historiadora." (Fonte: site do Sempre um Papo)

Mais informações: aqui.

Local: Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1250 - Belvedere/BH Informações: (31) 3289-8900

Nenhum comentário:

Postar um comentário