terça-feira, 11 de outubro de 2022

A criança e o seu corpo


Claude e Paloma desenhando (1954) - Picasso.
  
O sujeito de direito é sujeito desejante é sujeito de linguagem é sujeito do inconsciente e tem um corpo. Não nasce sujeito. Como bebê, depende totalmente dos cuidados da mãe, ou de quem a substitua; cuidados que satisfaçam as suas necessidades. Nas trocas de cuidados no corpo a corpo entre a mãe e o bebê, há o olhar, a voz, o tato, as palavras que se constituem como traços que deixam marcas no corpo do ser que ainda não é sujeito. Para se constituir sujeito, o bebê precisa de um lugar no desejo dos pais. Embora o bebê não seja um sujeito, ele é suposto como tal e, embora não fale, também é suposto como sujeito de linguagem. A mãe, ou alguém que se encarregue dos cuidados com o bebê, a partir de um desejo singular, acolhe o bebê no seu desejo, acolhe um suposto sujeito e, assim, vai interpretando o corpo, as vivências e suas produções, estabelecendo com ele uma relação em que se opera a transmissão da linguagem.

O corpo freudiano não é um corpo organismo. É um corpo pulsional. A articulação entre o corpo do bebê e a palavra é realizada pela mãe, ou por quem a substitua, podendo ser, por exemplo, o pai solo. Para Lacan, essa é a "função materna". O bebê humano é lançado no mundo da linguagem, embora não tenha ainda um corpo que ele reconheça como seu, mas seu corpo se constrói a partir das experiências nas trocas de cuidados com a mãe e com o pai; assim, a sexualidade entra em cena desde o começo da vida.

*

Recorte do texto da minha monografia Guarda compartilhada e parentalidade: uma construção social. 
 
Um diálogo entre Direito, Psicanálise e Arte, a partir do qual o instituto da guarda compartilhada é proposto como uma contribuição aos sujeitos na parentalidade e à constituição da criança como sujeito desejante e sujeito de direito.
 
Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões. 
 
Coordenadores: Daniela Mucilo e Rodrigo da Cunha Pereira.

Orientador: Professor Ronny Max Machado.

Instituto Damásio de Direito - IDD.
Faculdade IBMEC - São Paulo.

(2022)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário