quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Guinu

Pedro Guinu* 



Guinu, título do primeiro álbum do pianista Pedro Guinu. 

Com "groove envolvente e forte influência do soul, do jazz, da MPB e do pop. Essa é a base do som de Pedro Guinu, pianista, cantor e compositor. O disco foi feito ao vivo, como as gravações setentistas que o inspiraram e  está disponível nos principais serviços de música.

O álbum foi gravado em uma sessão de 12 horas, no dia 9 de setembro de 2017, no estúdio Fibra (Rio de Janeiro), com músicos selecionados a dedo por Pedro e com  a participação especial de Donatinho. Para manter o clima quente e surpreendente para os músicos, foram feitos apenas dois ensaios antes da sessão. O frescor das músicas e a sensação de descoberta podem ser sentidos em cada uma das faixas.

Com oito músicas, Guinu traz momentos de soulfunk, faixas românticas e temas instrumentais. O trabalho tem assinatura de Pedro Guinu nas composições, voz, teclados, piano e sintetizador.



Tracklist

 1 – Quero Ver
2 – A Noite Melhora
3 – Calado
4 – Boca de Sino
5 – Salgueiro (feat Donatinho)
6 – Cheiro de Lira
7 – Dez para as Quatro
8  – Sonho de Valsa

Ficha Técnica

Composições e Arranjos: Pedro Guinu
Bateria: Danilo Guinu
Baixo: Filipe Moreno
Guitarra: Giuliano Fernandes
Teclados, Voz e Piano: Pedro Guinu
Sax Barítono, Sax Tenor e Flauta: Breno Hirata
Trombone: João Machala
Engenharia de áudio, edição e mixagem: Tércio Marques
Masterização: Jordan Macedo
Teclados, synths e programação na faixa “Salgueiro”: Donatinho
Capa: Eduardo Sganga

*


Sobre Pedro Guinu



"Mineiro de Teófilo Otoni, radicado no Rio de Janeiro. 
Cresceu em um ambiente musical e foi incentivado por seus tios, que eram músicos profissionais, a tocar piano. Na adolescência, Pedro já se apresentava nos bares da cidade do Vale do Mucuri. 
Em 2002, se mudou para Belo Horizonte para estudar Comunicação e então se apaixonou pelo jazz e pela música instrumental. Participou de trios de jazz, bandas de baile e começou a ganhar rodagem como cantor e pianista.
Mas tudo mudou desde 2012. Foi quando Pedro Guinu fez sua primeira passagem pelos Estados Unidos para estudar a língua, o jazz e o blues direto em sua raiz, o Mississippi. Lá, junto do guitarrista Josh Gray, criou o grupo Electro Samba Groove e excursionou pela cena musical da região.
No ano seguinte, o artista se mudou para o Rio de Janeiro para estudar piano na Escola de Música Villa Lobos. Trabalhou em diversos segmentos e sonoridades, se apresentando ao lado tanto de Wanderley Cardoso quanto do grupo de afrobeat Zé Bigode, por exemplo.
Em 2016, Pedro Guinu retornou ao sul dos EUA para uma turnê com a banda de rock The Graysmiths e a cantora de jazz Rachel MacCann. Foi nessa passagem, na lendária cidade de Nashville, que gravou o primeiro single da sua carreira.
Hold On foi gravada ao vivo em sessões registradas em vídeo com um quarteto. A atmosfera criada pelas canções e pelas gravações era ao mesmo tempo envolvente, sedutora e própria para dançar. Apaixonado por essa experiência e pela técnica de gravação, Pedro escolheu fazer Guinu dessa forma."

*(Foto de arquivo)

**


Ouça Guinu


***

Em Belo Horizonte

Pedro Guinu e quinteto no dia 18 de janeiro no Museu Clube da Esquina, a partir das 20h, e no dia 19 de janeiro, à tarde, na Livraria da Rua. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário